+351 284 313 100 geral.ufsalsm@gmail.com
Flores de Esperança

O Projeto “Flores da Esperança, decorre e nasce de um desafio lançado pela EAPN Portugal - Núcleo de Beja, pela Igreja Paroquial do Bairro da Esperança e pelo Centro Social Cultural e Recreativo do Bairro da Esperança à população do Bairro da Esperança, decorrente de sessão de sensibilização denominada “Flores da Esperança”, a qual contou com a presença do Tó Romano (autor do livro e conceito EVADREAM).

Este projeto pretende, através do Florir do Bairro da Esperança, que se desenvolva todo um calendário anual de ações em torno das flores. Por um lado, atrair a visitação e participação das populações, nas ações que irão decorrer em torno desta temática as quais servirão de alavanca e estimulo ao desenvolvimento de atividade económica e novas oportunidades, todas elas em torno do bairro que se pretende que seja o mais florido da Cidade de Beja. Pretende-se apresentar um conjunto de ideias e uma abordagem participativa e inovadora sustentada na participação e solidariedade da população do Bairro da Esperança e nos atores locais (entidades públicas e privadas) que permita potenciar a atividade económica já existente neste bairro, bem como criar condições para o desenvolvimento de novos produtos e serviços a partir de uma nova imagem participada a associar ao Bairro da Esperança.


Entidade(s) promotora(s):

- Núcleo Distrital de Beja da EAPN Portugal/Rede Europeia Anti-Pobreza,

- Centro Social Cultural e Recreativo do Bairro da Esperança,

- Igreja Paroquial do Bairro da Esperança.


Entidade(s) parceiras:

- População do Bairro da Esperança,;

- União de Freguesias de Santa Maria da Feira e do Salvador;

- Câmara Municipal de Beja;


Objetivo geral

- Promover a imagem do Bairro mais Florido da cidade;

- Potenciar a atividade económica com novos produtos e serviços a partir da nova imagem.

- Envolver a comunidade local na transformação e inovação da nova imagem do bairro;


Duração da Ação / Projeto - 3 anos com possibilidade de prolongamento.

Local de Incidência da Ação / Projeto - Bairro da Esperança em Beja.

Principais público(s)-alvo da Ação / Projeto - População do Bairro da Esperança e do concelho de Beja.


Carácter Inovador da Ação / Projeto

Este projeto pretende, que através do Florir do Bairro da Esperança, se desenvolva todo um calendário anual de ações em torno das flores, que permita por um lado alterar a imagem que a população em geral da cidade de Beja possui deste Bairro, por outro lado atrair a visitação e participação nas ações que irão decorrer em torno desta temática neste Bairro, as quais servirão de alavanca e estimulo ao desenvolvimento de atividade económica. A partir de se ter o bairro mais florido, várias iniciativas calendarizadas, bem como a venda das “flores da esperança, e tudo o relacionado com flores (bordados, doçaria, mercado florido, rotunda florida, artesanato etc.) aparece-nos como oportunidade de negócio.

Copyright © 2014. União das freguesias de Beja de Salvador e Santa Maria da Feira