+351 284 313 100 geral.ufsalsm@gmail.com
Património Humano, Arquitetónico e Social

Introdução do projeto PHAS



A maior riqueza de uma região está nos seus habitantes, nas suas gentes, pois são elas que com o seu esforço, a sua inteligência, as suas capacidades, o seu poder criativo, a sua arte de saber fazer e de bem-fazer, que promovem e criam desenvolvimento. Tudo depende do maior ou menor esforço, quer individual, quer coletivo, mas sempre numa perspetiva de melhorar as condições e qualidade de vida.

No dia-a-dia somos confrontados com uma realidade humana e de edificado que, apesar de sabermos que ela existe, não temos a perceção da sua dimensão social e arquitetónica. Por isso, esta Junta candidatou-se ao projeto da CEI Património. Assim, durante um ano, teremos quatro técnicos, três licenciados e um técnico socioprofissional, que irão fazer o levantamento de dados destas duas freguesias. Estes dados serão trabalhados e estudados no Observatório da IPB. Após a sua conclusão será elaborado um plano de intervenção, dentro das competências da Junta com as associações e parceiros disponíveis.

Iniciamos pelo Bairro do Pelame, decisão que foi tomada por já existirem indicadores de preocupação quer ao nível do património humano (população ativa e idosa quase em igual número) e um edificado com alguns índices de abandono e em vias de degradação.

Copyright © 2014. União das freguesias de Beja de Salvador e Santa Maria da Feira