02-04-2025
O Concelho de Beja é um Concelho Envelhecido, segundo as estimativas da população, por cada 100 jovens, em 2023, existem 162,2 idosos (INE, 2025). Existem mudanças abruptas nas dinâmicas sociais que, consequentemente, afetam diretamente os idosos nas suas rotinas diárias. Temos conhecimento de idosos que contactam as autoridades locais a pedir ajuda para se deslocarem a serviços da comunidade pois não se sentem seguros em irem sozinhas.
O Projeto EnvelheSer Ativo surge de uma candidatura ao BPI, Fundação La Caixa Sénior que realizamos no ano passado, com o propósito de colmatar estas necessidades atuais que estão presentes na nossa sociedade e que devem ter a mesma atenção que outros problemas sociais. Partindo do pressuposto que cada vez vivemos mais e que esse processo deve oferecer bem-estar a cada um, este projeto irá atuar nessa linha, proporcionando ao indivíduo atividades e serviços que se mais adequarem.
Este projeto tem uma capacidade máxima para 20 beneficiários/as com idade igual ou superior a 65 anos de idade. Tendo como objetivo geral, promovendo o conceito de “ageing in place”, através de iniciativas que favoreçam a inclusão social dos cidadãos mais velhos da comunidade, incentivando o envelhecimento saudável, no seu comunitário.
O Projeto EnvelheSer Ativo contempla as seguintes atividades e serviços:
- Atividades de estimulação cognitiva e motora: através de uma plataforma digital, por proposta da equipa técnica ou por iniciativa das/os beneficiárias/os.
- GEMEC: monitorização da medicação prescrita, controlo/ monitorização de consultas e exames médicos.
- Transporte individual ou coletivo.
- Acompanhamento a serviços da comunidade: acompanhar as/os beneficiárias/os a locais públicos, consultas médicas, entre outros.
- Linha Telefónica de Apoio: linha de apoio, com dias e horas especificas, para atender as/os beneficiárias/os. Esta linha serve para que, há distância, as/os beneficiárias/os tenham alguém com quem falar, ou seja, a possibilidade de sentirem mais acompanhados.
- Teleassistência: dispositivo fixo ou móvel que, sendo acionado, a/o beneficiária/o entrará em linha com a equipa de Cruz Vermelha Portuguesa que tem uma base de dados sobre a/o beneficiária/o. A/O beneficiária/o será atendida/o por uma equipa especializada que fará a triagem, caso seja necessário, informará o INEM e os familiares de referência.
Este projeto apresenta um carácter inovador, através da utilização de uma metodologia participativa, todos os envolvidos (coordenação do projeto, beneficiário/a e familiar do mesmo, caso seja necessário) realizam o diagnóstico de necessidades individuais para construir o plano de intervenção e na construção do. O/A beneficiário/a é envolvida/o neste processo e tem sempre uma palavra final a dizer, no que diz respeito aos objetivos a serem traçados.
No que diz respeito à promoção do desenvolvimento local, este projeto promove o reforço da coesão territorial, a criação de emprego local, revitalização do território e fixação populacional, valorização dos recursos locais, melhoria da qualidade de vida e atividade regional, entre outros.
Pedimos a colaboração na referenciação de possíveis candidatos para o projeto!
O Projeto EnvelheSer Ativo situa-se na Praceta José António Carocinho, nº 6 7800-389, em Beja.
Para mais informações, contacte-nos: 284 328 498 ou envelheser.ativo@scmbeja.pt
Junte-se a nós, inscreva-se e venha fazer a diferença no envelhecimento de muitos idosos: voluntariado@scmbeja.pt.
Ver ficheiro em anexo |
© 2025 União das freguesias - Salvador e Santa Maria da Feira | Todos os direitos reservados.